Horário Funcionamento da Estrutura Residencial
Funcionamento Continuo e Interrupto durante 24 horas
Horário da Secretaria
Abertura: 9h00 Encerramento: 17h00 Hora de Almoço: 12h30 – 14h00 |
Horário das Visitas
Período da Manha: 11h00- 12h00 Período da Tarde: 14h30 – 18h00 |
Horário das Refeições
Pequeno-almoço: 09h00 – 9h30 Almoço: 12h30 – 13h00 Lanche: 15h30 – 16h00 Jantar: 18h30 – 19h00 Ceia: 21h00 – 22h00 |
Serviços
1. Alimentação
A alimentação dos utentes é confeccionada pelo Lar Frei Manoel, na cozinha sediada no Centro de Dia e é, todos os dias devidamente transportada para o ERPI. A ementa é elaborada por uma nutricionista e está afixada na sala de refeições, esta é igual para todos os utentes com excepções prescritas pelo médico.
É permitida a ingestão de vinho e sumos para acompanhar a refeição. Também é permitido aos utentes que tragam alimentos (bolachas, cereais, compotas, etc) devidamente selados e são guardados na copa da instituição.
É expressamente proibido que o utente coma uma refeição confeccionada fora das instalações.
Horários das refeições:
Pequeno-almoço: Das 9:00 às 9:30
Almoço: Das 12:30 às 13:00
Lanche: Das 15:30 às 16:00
Jantar: 18:30 às 19:00
2. Serviços de Enfermagem
O serviço de Enfermagem é prestado pela enfermeira em horário afixado em local de estilo. Os serviços prestados são os seguintes: preparação da medicação, avaliação da tensão arterial, glicemia e pensos entre outras.
Um processo clínico para cada Utente, onde consta toda a informação sobre a sua situação de saúde, sendo o processo confidencial e de acesso restrito à equipa de saúde.
3. Cuidados de Higiene e imagem
Sempre que o Utente esteja impossibilitado de realizar os cuidados de higiene pessoal por si próprio, serão as colaboradoras da Instituição a assegurar a prestação do serviço.
Os produtos de higiene e conforto desde que sejam de uso geral e corrente são fornecidos pelo Lar. Se o Utente tiver necessidade e/ou preferência por outros produtos, os custos dos mesmos são da responsabilidade do mesmo.
A Instituição disponibiliza serviços de estética (cabeleireira/manicure/barbearia) como forma de tratar, cuidar e estimular os seus Utentes. Sempre que exista um conjunto de pessoas no lar que queira cortar o cabelo a cabeleireira desloca-se à instituição e o corte de cabelo será por conta do utente. Relativamente à manicure está disponível todas as sextas-feiras o atelier de beleza onde são feitos os buços das senhoras e pintura das unhas para quem desejar, este serviço não tem qualquer custo para o utente.
4. Tratamento de Roupas
A Instituição é responsável processo de tratamento de roupas: recolha, verificação e seleção, lavagem, secagem, engomagem e distribuição.
A roupa dos utentes é devidamente marcada pelas colaboradoras com o respetivo número de inscrição que fica atribuído a cada utente.
O serviço de lavandaria é prestado diariamente.
5. Atividades Socioculturais
As atividades de animação sócio culturais junto dos idosos, são um meio para lhes permitir experimentar uma série de técnicas e de atividades lúdicas adequadas à sua faixa etária, ocupando assim o seu tempo livre, numa etapa da vida em que saborear o tempo se torna imprescindível. Para isso procura-se dinamizar estes tempos de lazer de forma adequada e eficaz procurando ir ao encontro dos gostos e preferências do idoso.
Os Utentes, na medida das suas possibilidades e interesses, podem participar nos passeios que a Instituição promove, para tal terão de se inscrever junto da Animadora.
Caso o familiar deseje que o Idoso não participe nas atividades/passeios, deverá fazer essa comunicação prévia, por escrito, dirigida à Animadora ou à Técnica Responsável da Instituição.
Os Utentes obrigam-se a cumprir as orientações/regras emanadas pela Animadora e/ou Colaboradoras que façam o respetivo acompanhamento.