História

O Lar Frei Manoel das Entradas, cujo nome homenageia um Entradenses que foi ilustre figura da igreja no séc. XVII. A 23 de janeiro de 1992, um grupo de Entradenses reuniram-se na antiga Casa do Povo para debater qual a possibilidade de criar uma Instituição na freguesia.

A iniciativa partiu do presidente da Junta de Freguesia, Manuel António Emília Domingos, que trabalhou no processo em conjunto com outros cidadãos da terra, conseguindo alcançar o objetivo da criação da Instituição no dia 30 de abril desse mesmo ano, com a celebração da respetiva escritura da constituição.

Seguiu-se um processo muito exigente, que obrigou a um trabalho dedicado e competente, desenvolvido pela Comissão Instaladora, que assegurou a gestão de todo o processo até à realização das primeiras eleições para eleger os corpos sociais no ano 2000.

O Lar Frei Manoel das Entradas, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, criada em 30 de abril de 1992, registada na Direção Geral de Segurança Social com o nº. 81/95 de 2 de março de 1995, com publicação no Diário da República nº. 234 de 21/10/1992.

No âmbito de uma candidatura ao Comissariado Nacional de Luta Contra a Pobreza, em que a Câmara Municipal de Castro Verde foi a entidade Promotora e o Lar Frei Manoel das Entradas a entidade Gestora, foi possível iniciar todo o percurso na sua organização, a partir de novembro do ano 2000.

A partir do 18 de junho de 2001, começamos a prestar os serviços nas respostas sociais de Centro de Dia e Apoio Domiciliário. A sua inauguração teve lugar no dia 04 de julho de 2001.

Após o término do projeto, no ano 2004, a nossa instituição tem como principais fontes de financiamento as comparticipações dos clientes e o Acordo de Cooperação, estabelecido com o Instituto de Solidariedade Social – Centro Distrital de Beja, nas respetivas respostas.

Esta Instituição abrange a área geográfica do Concelho de Castro Verde, prestando os seus serviços nas freguesias de Entradas, Santa Bárbara de Padrões, S. Marcos da Ataboeira e alguns lugares da freguesia de Castro Verde. Funciona 7 dias por semana, das 07h00-20h00.

Para dar continuidade ao nosso projeto para implementação da resposta social de internamento, foi elaborada uma candidatura ao INALENTEJO 2007-2013, no âmbito do QREN, através do eixo de coesão local e urbano – ALENT-09-0356-FEDER.

No ano 2015, a 13 de dezembro, teve inicio a resposta social de internamento. O seu âmbito de ação abrange o território nacional.

Com a evolução dos tempos e em resposta às crescentes solicitações da sociedade atual e dos cidadãos naturais e residentes no Concelho. O Lar Frei Manoel das Entradas é sem sombra de dúvida, a Instituição mais influente no meio em que desenvolve a sua atividade.

Continuaremos a ser fiéis aos princípios que norteiam a nossa responsabilidade social.