Os valores são elementos da nossa cultura. Eles representam as atitudes que queremos desenvolver na nossa instituição. Estes valores deverão guiar os clientes e todos os colaboradores, em todas as situações e nas diversas respostas sociais.
Deste modo consideramos como prioritários os seguintes valores:
Cooperação – No Lar Frei Manoel das Entradas deverá haver colaboração, entreajuda e solidariedade entre colaboradores, clientes e comunidade envolvente, no sentido de alcançar objetivos comuns.
Confidencialidade – Os colaboradores do Lar Frei Manoel das Entradas guardarão absoluto sigilo de todos os factos e informações relativos à vida da instituição, designadamente, os que respeitam ao direito e à privacidade das pessoas, de que tenham conhecimento no exercício das suas funções ou por causa delas. Ou seja, garantirão que as informações fornecidas à instituição, a título individual por clientes, colaboradores e parceiros, serão totalmente sigilosas.
Eficiência – No Lar Frei Manoel das Entradas deverá haver uma relação entre os resultados obtidos e os recursos despendidos para os conseguir.
Igualdade – Os colaboradores do Lar Frei Manoel das Entradas deverão ter ausência de diferenças de direitos e deveres, assegurando às pessoas que em situações iguais têm os mesmos direitos e deveres, com as obrigações correspondentes.
Inovação – O Lar Frei Manoel das Entradas e os seus colaboradores deverão implementar novos métodos, atividades e recursos com vista a obtenção de ganhos de eficiência na prestação de serviços, adaptando-os às necessidades que vão surgindo.
Probidade – Os colaboradores do Lar Frei Manoel das Entradas deverão exercer ações corretas, dignas e honestas, baseadas no respeito e lealdade, considerando o código de ética da instituição.
Profissionalismo – Os colaboradores do Lar Frei Manoel das Entradas dedicarão o maior empenho e disciplina no cumprimento das tarefas que lhe estão confiadas, em todos os momentos da sua atividade, procurando atualizar e aperfeiçoar, continuamente, as suas competências profissionais, como condição do sucesso pessoal e da organização.
Transparência – Os colaboradores do Lar Frei Manoel das Entradas disponibilizarão a informação relevante da instituição sobre as estratégias, decisões e procedimentos, de forma aberta, clara e em tempo oportuno, com vista ao reforço da confiança.
Partilha – Os colaboradores do Lar Frei Manoel das Entradas, deverão manter troca de informações e responsabilidades, de modo a haver harmonia na prestação dos serviços da instituição e no enriquecimento pessoal e profissional.
Integridade – Os colaboradores do Lar Frei Manoel das Entradas abster-se-ão de receber de terceiros qualquer espécie de pagamentos ou favores suscetíveis de criarem expectativas de favorecimento nas suas relações com a instituição. Mantendo um comportamento correto, honrado e imparcial, cuja natureza das ações conduz a uma imagem de justiça e confiança.
Pertença – No Lar Frei Manoel das Entradas, os colaboradores, clientes e a instituição, deverão manter uma ligação entre eles, sentindo que todos fazem parte da mesma instituição e vice-versa.
Resiliência – Todos os colaboradores do Lar Frei Manoel das Entradas deverão ter a capacidade de lidar com os problemas da instituição, superar os obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.